Ensinando aos nossos filhos

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar mundo inteiro e perder a sua vida?” Mateus 16:24-26

Em todos nós existem inclinações, tentações e tendências que apela para a “deificação” do eu.

Para onde apontam nossas prioridades?

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mat. 6:33

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” Mat. 6:33

Direcionar nossas prioridades para o Reino de Deus não é algo instintivo, nem obra do acaso, mas um estilo de vida. Um legado que os pais deveriam passar como herança aos filhos. Ellen White nos ensina que há um trabalho especial que precisa ser feito com os jovens neste sentido.

As crianças devem ser ensinadas a não viver na ociosidade. Precisam ser ensinadas no hábito da operosidade. É dever de todos, inclusive das crianças, aprender a economia no uso do tempo e do dinheiro.
Com 12 anos Ellen G. White já havia aprendido a economizar. Com sua irmã fazia trabalhos manuais e lhes dava a renda diária de 25 centavos de dólar. Dessa quantia, economizavam um pouco a cada dia para as missões. Pouco a pouco foram juntando até chegar a trinta dólares que foram empregados na confecção de folhetos e panfletos para anunciar a volta de Jesus.

Mesmo o Jovem mais pobre, pode economizar um pouco de dinheiro para a causa de Deus.
“O Senhor contempla com prazer as criancinhas que se privam para poder dar-lhe uma oferta.”

Como os pais podem ajudar os filhos a desenvolver uma escala de valores que priorize o Reino de Deus?

Ensinando-as a fazer um registro preciso de suas entradas e saídas.

As crianças devem aprender o valor do dinheiro usando-o.

As crianças devem ser ensinadas a escolher e comprar suas próprias roupas, seus livros, etc. fazendo fiel registro do que gastam.

Isso irá ensiná-los a distinguir a verdadeira economia, tanto da mesquinhez por um lado, como da prodigalidade, por outro.

Como os pais podem ajudar os filhos a desenvolver uma escala de valores que priorize o reino de Deus?

- Ensinando os filhos a dar a Deus não por impulso ou de forma esporádica, mas regular e sistematicamente.

- “Se todo dinheiro usado extravagantemente fosse colocado no tesouro de Deus, veríamos homens, mulheres e jovens entregarem-se a Jesus e fazerem sua parte para cooperar com Cristo e os anjos. As mais ricas bênçãos de Deus adviriam às nossas igrejas, e muitas almas se converteriam à verdade.” Administração. Eficaz, pág. 295.

Os filhos devem ser ensinados a viverem de modo simples: Nas roupas, nos hábitos, na alimentação, etc.

A lição dos cuidados com as moedinhas não deve ser olvidado.

“Gostaria de impressionar cada mente quanto à terrível pecaminosidade de desperdiçar o dinheiro do Senhor com necessidades imaginárias. O dispêndio de quantias aparentemente pequenas, pode iniciar uma série de circunstâncias que atingirá a eternidade. Ao se assentar o juízo e se abrirem os livros, ser-vos-á apresentado o lado da perda – o bem que poderíeis ter feito com as acumuladas moedinhas e grandes somas de dinheiro que foram usadas com propósitos egoístas.” Administração Eficaz, pág. 300.

As crianças precisam aprender que as condições sob as quais a vida eterna será nossa são expressas nas palavras:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração... e ao próximo como a ti mesmo”

“Dar é viver”, diz o provérbio.

“A lei de servir ao próprio eu, é a lei da auto-destruição. A lei da renúncia e do sacrifício próprio, é a lei da conservação”. DTN, 13

Quais são suas prioridades?

Disse Jesus: Onde estiver o nosso tesouro, ai também estará o nosso coração.
Que o nosso tesouro esteja no reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails