O poder da influência pessoal

“És fonte dos jardins, poço das águas vivas, torrentes que correm do Líbano!” Cantares 4:15

Nesta vida ninguém vive unicamente para si. Constantemente estamos influenciando ou recebendo alguma influência de outros. E como passa a ser solene esse pensamento quando nos recordamos de que essa influência só tem dois pólos. Ou é positiva e para o bem; ou negativa e para o mal.

É através de associação e contato pessoal que os homens são alcançados pelo poder salvador do evangelho. Eles não são salvos como massas, mas como indivíduos. A influência pessoal é um poder. Ela deve operar com a influência de Cristo, para exaltar onde Cristo exalta, comunicar princípios corretos e deter o progresso da corrupção do mundo. Deve difundir aquela graça que somente Cristo pode repartir. Deve elevar, dulcificar a vida e caráter de outros pelo poder de um exemplo puro, unido a fervente fé e amor.

Através do pecado todo o organismo humano fica transtornado, a mente é pervertida, corrompida a imaginação; as faculdades da alma se degradam. Há ausência de religião pura, de santidade de coração. O poder convertedor de Deus não opera na transformação do caráter. A alma fica debilitada, e por falta de força moral para vencer, é poluída e aviltada.

Cada palavra que proferimos, cada gesto e cada ato que praticamos exerce alguma influência, edificante ou não, junto às pessoas com as quais nos associamos. E quão bons e positivos passam a ser os nossos gestos, atos e palavras, quando Cristo está em nosso coração e transforma nossa natureza rude e pecadora.

Para o coração que foi purificado, tudo está mudado. A transformação de caráter é o testemunho para o mundo de que Cristo habita no ser. O Espírito de Deus produz nova vida na alma, levando os pensamentos e os desejos à obediência à vontade de Cristo; e o homem interior é renovado segundo a imagem de Deus.

Vejamos este sábio conselho de E. G. White, no livro, Mente, Caráter e Personalidade, v.I, p. 257: “Não permitais que escape de vossos lábios nenhuma palavra de mau humor, aspereza ou ira. A graça de Cristo espera vosso pedido. Seu Espírito dominar-vos-á o coração e a consciência, presidindo vossas palavras e atos. Nunca percais o respeito de vós mesmos devido a palavras precipitadas e impensadas. Cuidai de que vossas palavras sejam puras e santa vossa conversa. Dai a vossos filhos um exemplo do que desejais que eles sejam. ... Haja paz, palavras agradáveis e semblantes alegres.”

À medida que permitimos que o Espírito Santo trabalhe em nós, seremos purificados e santificados, diariamente, através da verdade bíblica e a partir de então, nos empenharemos de coração na obra de salvação das almas, nos tornando, sem dúvida alguma, um cheiro de vida para a vida.

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails